Trombose pulmonar, ou também conhecida como embolia pulmonar, ocorre quando uma ou mais artérias do pulmão estão obstruídas por um coágulo ou trombo, impedindo a passagem de sangue e causando a morte progressiva da região.
A trombose pulmonar é uma situação grave e sempre que for suspeitada deve ser avaliada e tratada o mais rápido possível.
Por isso, no artigo de hoje, nós vamos falar sobre as causas e os sintomas que você deve se atentar sobre a Trombose Pulmonar. Continue lendo para entender melhor sobre o assunto.
Causas da Trombose Pulmonar
Como dissemos, a trombose pulmonar é causada por um coagulo ou trombo, que se move de uma parte do corpo até o pulmão, com isso, impedindo a passagem de sangue para o órgão.
Existem alguns fatores que aumentam o risco de ter coágulos e desenvolver a doença, que são eles:
- Histórico de trombose venosa profunda;
- Histórico familiar de trombose pulmonar;
- Fraturas nas pernas ou quadril;
- Problemas de coagulação;
- Histórico de infarto ou AVC;
- Obesidade e estilo de vida sedentário.
Outros fatores mais raros que também causam a trombose pulmonar são: Bolhas de ar, no caso de pneumotórax e presença de fragmentos capazes de obstruir um vaso sanguíneo, como gotículas de gordura.
Principais sintomas
Os sintomas da embolia pulmonar podem variar de acordo com o grau de comprometimento do pulmão, do tamanho dos coágulos ou se você já possui algum tipo de doença pulmonar ou cardiovascular.
Mas os sintomas podem incluir:
- Falta de ar: sintoma que aparece de repente e se agrava diante de um esforço físico
- Dor no peito: as dores nesta região se confundem com um ataque cardíaco. Geralmente pioram diante de uma tosse, espirro ou esforço.
- Tosse: pode vir acompanhada de sangue
- Dores ou inchaço nas pernas
- Febre
- Suor excessivo
- Batimento cardíaco acelerado
- Tontura
Tratamento
A trombose pulmonar é uma situação grave, porém, quando tratada de maneira rápida e correta, existem boas chances de cura.
O tratamento é realizado em hospital com uso de medicamentos anticoagulantes injetáveis.
Por se tratar de uma doença que pode levar a morte, é muito importante ficar atenta aos primeiros sintomas. Então, caso você já possua alguma doença cardíaca, cardiovascular ou possua históricos na família, procure um médico. A prevenção sempre é o melhor remédio.
Gostou desse artigo? Então compartilhe com quem você acha que pode ser util.
Até a próxima!
Acredito que você também irá se interessar pelos conteúdos da Jornada Vida & Trombose.
Um abraço.
Thalita Mara