Tomando Decisões Responsáveis
O uso de bebidas alcoólicas quando se está sob tratamento com anticoagulantes é um assunto polêmico e importante. Você pode fazer o que quiser na SUA vida, mas também é fundamental assumir a responsabilidade por suas ações.
Leitura da Bula e Informações Técnicas
Sempre leia a bula do seu medicamento para entender suas possíveis interações com álcool. A resposta sobre se você pode ou não consumir bebidas alcoólicas dependerá do tipo de anticoagulante que você está usando.
Marevan® e suas Advertências
No caso do Marevan®, a bula é clara ao afirmar que o uso de álcool pode alterar o tratamento, muitas vezes potencializando seus efeitos e aumentando o risco de hemorragias.
Xarelto® e as Considerações
Para o Xarelto® (Rivaroxabana), um anticoagulante mais recente, ainda não foram realizados estudos formais sobre sua interação com o álcool. No entanto, durante os estudos clínicos, o consumo de álcool era regulamentado. Sugere-se que doses moderadas e esporádicas de álcool podem ser aceitáveis durante o uso do Xarelto®, mas não existem estudos definitivos que confirmem essa informação.
Consumo Moderado de Álcool
O que seria considerado um consumo moderado de álcool? Segundo o Instituto Nacional sobre o Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAA), o consumo moderado é definido como não ultrapassar 14 doses por semana, o que significa menos de 4 doses por dia para homens e 7 doses por semana, ou seja, menos de 3 doses por dia para mulheres.
Medindo uma Dose
Para o NIAA, uma dose contém 14g de álcool puro, o que equivale a 355 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 45 ml de destilados.
Equilíbrio e Consciência na Escolha
A questão do consumo de álcool enquanto se está sob tratamento com anticoagulantes requer equilíbrio e responsabilidade. Consultar seu médico sobre a interação do álcool com seu medicamento é sempre aconselhável. Lembre-se de que sua saúde e segurança são prioridades, e é importante tomar decisões informadas e conscientes quando se trata de álcool e anticoagulantes.
Assim, voltamos àquela máxima: “cada caso, é um caso”. Para definir se de fato você pode ou não fazer o consumo de bebidas alcoólica e qual a dose tolerada realize uma consulta com seu médico. E como psicóloga, não poderia deixar de falar: “não existem níveis seguros para o uso de álcool em se tratando de doenças mentais”. Portanto, é muito importante pensar na sua saúde integral.
Vai umas cervejinha aí? Ou você prefere não arriscar? Me conte aqui nos comentários sua experiência.
E não esqueça de se inscrever na Jornada Vida & Trombose.
Beijos.
Thalita Mara
8 respostas
Eu tomo marevan a 10 anos eh a 7 anos bebo cerveja
Oi Lidi! Cada caso é tratado particularizado, mas os estudos indicam que causam alteração na medicação sim. De qualquer forma, tudo é equilíbrio né?! bjos
Meu marido toma lixiana ante coagulante e bebe muito principalmente bebidas de dose como conhaque e outros tipos também isso é possível ele pode obgd
Infelizmente, o álcool pode causar interação com a medicação.
Boa tarde! Eu faço uso de marevan 5mg a aproximadamente hum ano. Estou sem fazer uso há pelo menos 15 dias.posso consumir cerveja com álcool ainda que em pouca quantidade? Por quanto tempo o marevan age em nosso organismo após a suspensão do uso?
Olá! O Marevan permanece no organismo por aproximadamente 4 dias, dependendo de cada caso. Sobre o uso do álcool, sempre é bom consultar seu médico, mas como está há vários dias sem o medicamento, não terá interação desta natureza. Vale lembrar que independente do uso do anticoagulante, não existem níveis seguros para o consumo de álcool e os estudos sobre os efeitos negativos sobre a circulação são inúmeros.
Olá! Fui diagnosticado com um coágulo na veia portal do fígado e fiquei internado por 2 dias para avaliação. Os médicos nunca viram uma trombose no fígado. Estou sendo acompanhado por médicos a 1 mês. Meu figado está 100% ok, sem gordura. Estou tomando Eliquis 5mg 2x ao dia. Estou me sentindo muito bem. Posso voltar a tomar meu vinho? Obrigado
Oi!!! A liberação ou proibição assertiva sobre o uso de bebida alcóolica só pode ser realizada de forma assertiva pelo seu médico, conhecedor da sua história clínica. Mas…. o que sabemos é que os anticoagulantes de uma forma geral tem seu efeito potencializado pelo uso de álcool, além da bebida poder causar lesões gástricas e aumentar o risco de sangramento. Portanto deve-se evitar o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento de anticoagulação.