Quer aprender com quem já
passou pelo que você está passando?

Quer aprender com quem já
passou pelo que você está passando?

Uso anticoagulante, posso tomar bebida alcoólica?

uso anticoagulante posso beber alcool 15-11-23

Uso anticoagulante, posso tomar bebida alcoólica?

Tomando Decisões Responsáveis

O uso de bebidas alcoólicas quando se está sob tratamento com anticoagulantes é um assunto polêmico e importante. Você pode fazer o que quiser na SUA vida, mas também é fundamental assumir a responsabilidade por suas ações.

Leitura da Bula e Informações Técnicas

Sempre leia a bula do seu medicamento para entender suas possíveis interações com álcool. A resposta sobre se você pode ou não consumir bebidas alcoólicas dependerá do tipo de anticoagulante que você está usando.

Marevan® e suas Advertências

No caso do Marevan®, a bula é clara ao afirmar que o uso de álcool pode alterar o tratamento, muitas vezes potencializando seus efeitos e aumentando o risco de hemorragias.

Xarelto® e as Considerações

Para o Xarelto® (Rivaroxabana), um anticoagulante mais recente, ainda não foram realizados estudos formais sobre sua interação com o álcool. No entanto, durante os estudos clínicos, o consumo de álcool era regulamentado. Sugere-se que doses moderadas e esporádicas de álcool podem ser aceitáveis durante o uso do Xarelto®, mas não existem estudos definitivos que confirmem essa informação.

Consumo Moderado de Álcool

O que seria considerado um consumo moderado de álcool? Segundo o Instituto Nacional sobre o Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAA), o consumo moderado é definido como não ultrapassar 14 doses por semana, o que significa menos de 4 doses por dia para homens e 7 doses por semana, ou seja, menos de 3 doses por dia para mulheres.

Medindo uma Dose

Para o NIAA, uma dose contém 14g de álcool puro, o que equivale a 355 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 45 ml de destilados.

Equilíbrio e Consciência na Escolha

A questão do consumo de álcool enquanto se está sob tratamento com anticoagulantes requer equilíbrio e responsabilidade. Consultar seu médico sobre a interação do álcool com seu medicamento é sempre aconselhável. Lembre-se de que sua saúde e segurança são prioridades, e é importante tomar decisões informadas e conscientes quando se trata de álcool e anticoagulantes.

Assim, voltamos àquela máxima: “cada caso, é um caso”. Para definir se de fato você pode ou não fazer o consumo de bebidas alcoólica e qual a dose tolerada realize uma consulta com seu médico. E como psicóloga, não poderia deixar de falar: “não existem níveis seguros para o uso de álcool em se tratando de doenças mentais”. Portanto, é muito importante pensar na sua saúde integral.

Vai umas cervejinha aí? Ou você prefere não arriscar? Me conte aqui nos comentários sua experiência.

E não esqueça de se inscrever na Jornada Vida & Trombose.

Beijos.

Thalita Mara

6 respostas

    1. Oi Lidi! Cada caso é tratado particularizado, mas os estudos indicam que causam alteração na medicação sim. De qualquer forma, tudo é equilíbrio né?! bjos

  1. Meu marido toma lixiana ante coagulante e bebe muito principalmente bebidas de dose como conhaque e outros tipos também isso é possível ele pode obgd

  2. Boa tarde! Eu faço uso de marevan 5mg a aproximadamente hum ano. Estou sem fazer uso há pelo menos 15 dias.posso consumir cerveja com álcool ainda que em pouca quantidade? Por quanto tempo o marevan age em nosso organismo após a suspensão do uso?

    1. Olá! O Marevan permanece no organismo por aproximadamente 4 dias, dependendo de cada caso. Sobre o uso do álcool, sempre é bom consultar seu médico, mas como está há vários dias sem o medicamento, não terá interação desta natureza. Vale lembrar que independente do uso do anticoagulante, não existem níveis seguros para o consumo de álcool e os estudos sobre os efeitos negativos sobre a circulação são inúmeros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *