Quer aprender com quem já
passou pelo que você está passando?

Quer aprender com quem já
passou pelo que você está passando?

Dengue em Pacientes que Usam Anticoagulantes: Fique Atento!

WhatsApp Image 2024-02-19 at 17.19.38

Dengue em Pacientes que Usam Anticoagulantes: Fique Atento!

Estamos vivendo um surto de dengue no país que é uma doença séria transmitida por mosquitos que pode causar muitos problemas de saúde. Para algumas pessoas, como aquelas que usam anticoagulantes, os riscos podem ser ainda maiores.

Por que a Dengue é uma Preocupação para Pacientes em Uso de Anticoagulantes?

Os anticoagulantes são medicamentos que ajudam a prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Eles são frequentemente prescritos para pessoas com condições médicas como problemas cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) ou trombose venosa profunda (TVP). No entanto, quando uma pessoa que usa anticoagulantes contrai dengue, isso pode ser preocupante por várias razões.

Riscos de Sangramento Aumentados

Primeiro, a dengue pode causar complicações como sangramento. Isso é preocupante para pessoas que já estão em tratamento com anticoagulantes, pois estes medicamentos reduzem a capacidade do sangue de coagular. Portanto, mesmo um pequeno sangramento pode se tornar mais grave em pessoas que usam anticoagulantes.

Impacto na Contagem de Plaquetas

Além disso, a dengue pode afetar a contagem de plaquetas no sangue. As plaquetas são células sanguíneas que ajudam na coagulação. Quando alguém tem dengue, a contagem de plaquetas pode diminuir, aumentando o risco de sangramento. Isso pode ser especialmente perigoso para pessoas que já têm uma contagem de plaquetas reduzida devido ao uso de anticoagulantes.

Medidas de Prevenção e Cuidados

Para reduzir os riscos da dengue em pacientes que usam anticoagulantes, é importante estar atento aos sinais e sintomas da doença e procurar ajuda médica se houver suspeita de infecção. Além disso, é fundamental seguir as orientações do médico quanto ao uso dos anticoagulantes e realizar exames de sangue regularmente para monitorar a contagem de plaquetas e outros parâmetros importantes.

Conclusão

O uso de remédios anticoagulantes não aumenta a chance de dengue grave com hemorragia, porém quem toma os medicamentos deve monitorar de perto as PLAQUETAS do sangue, pois o risco de sangramento fica maior. Lembre-se de buscar atendimento em caso de sintomas de dengue e mencionar ao médico sobre o uso do ANTICOAGULANTE.

Hidratação intensa (água, água, beba água), uso de repelentes e o cuidado para evitar criadouros do mosquito também é fundamental!

Certinho? Compartilhe o texto no Instagram e nos grupos: Prevenção é a Melhor Solução!

Além disso, você pode aprender mais na Jornada Vida & Trombose.

Bjos

Thalita Mara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *