Quer aprender com quem já
passou pelo que você está passando?

Quer aprender com quem já
passou pelo que você está passando?

Para evitar trombose, você não pode ficar parado

26-07-2021 (35)

Para evitar trombose, você não pode ficar parado

Quem me acompanha nas redes sociais já conhece meu lema: “Água parada dá dengue. Gente parada dá trombose.” Sempre que compartilho minhas atividades físicas, enfatizo a importância do exercício não apenas para a saúde em geral, mas também para a prevenção da trombose.

Muitas pessoas acham engraçado o trocadilho, mas uma SeguiVida (como eu chamo meus seguidores) compartilhou um desabafo, expressando seu medo de uma nova trombose e sua dificuldade pessoal em praticar exercícios físicos. Isso me fez refletir profundamente, pois reconheço que existem inúmeros obstáculos que podem interferir na mudança de hábitos em nossas vidas.

Superando Obstáculos

É verdade que nem sempre estamos com vontade de fazer exercícios. Às vezes, falta tempo, energia devido ao cansaço do dia a dia, dores e muitos outros motivos que nos fazem desejar apenas ficar no sofá. No entanto, é nesses momentos que a DISCIPLINA entra em cena.

A Importância da Disciplina

A disciplina pode ser definida como “ordem, regulamento, conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento”. Fazer algo que não temos vontade, algo que é difícil ou desafiador, pode trazer resultados incrivelmente positivos para nossa vida. Desde a infância, aprendemos que não podemos ter todos os nossos desejos atendidos. Precisamos fazer o que é bom para nós, mesmo quando a vontade de ficar parado no sofá é forte. Devemos pensar a longo prazo, em nossa saúde e na prevenção de problemas.

O Sedentarismo e a Trombose

O sedentarismo, que é a falta de atividade física regular, muitas vezes está ligado à obesidade. E a obesidade é um dos fatores de risco para a trombose. A inatividade torna o fluxo sanguíneo lento, o que pode aumentar a probabilidade de coágulos. Além disso, o excesso de gordura dificulta o movimento do sangue pelas veias profundas.

Portanto, é fundamental lembrar que a prevenção da trombose não envolve apenas o uso de medicamentos. A atividade física desempenha um papel crucial na manutenção da saúde vascular. Mesmo pequenas mudanças, como caminhar regularmente, podem fazer uma grande diferença.

Portanto, lembre-se: disciplina é a chave. Não deixe o medo ou a preguiça te impedirem de cuidar da sua saúde. Mantenha-se ativo, movimente-se, e você estará tomando medidas importantes para prevenir a trombose e manter seu corpo saudável.

Sendo assim, quando eu digo “Água parada dá dengue. Gente parada dá trombose” não é para te assustar, mas para te dizer, didaticamente, faça exercícios físicos que é bom para sua saúde!!! Coloque suas Meias MARA® e mexa-se! 

E aí, vai ficar parado/a?

Participe da Jornada Vida & Trombose e viva melhor!

Bjos

Thalita Mara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *